quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nathalie e Rosa, 40 anos juntas

Nathalie e Rosa, 40 anos juntas Marie-Rosalie Bonheur (na foto a que está em pé) nasceu na França no ano de 1822. Logo que começou a demonstrar talento para a pintura, seu pai, também pintor, resolveu ensiná-la a arte do traço, das luzes e das cores, já que não era permitido às mulheres freqüentarem uma escola de arte, mais tarde Rosa se vingou e fundou a ‘Academia de Artes para Jovens Garotas’. Foi o pai também que sugeriu que a filha pintasse sobre um único tema e que seria o principal em sua obra: o reino animal.

Querendo aprimorar a sua técnica, Rosa começou a estudar a anatomia dos animais visitando açougues onde podia observar os bichos por dentro. Embora sua pintura fosse realista e bastante conservadora, Rosa era completamente anti-convencional. Para que pudesse visitar os açougues e matadouros sem que fosse incomodada, começou a vestir-se de homem e obteve, com exclusividade, um certificado (veja aqui) da polícia de Paris autorizando-a a se travestir, o certificado era necessário pois fazer cross-dressing era crime naquela época. Além das roupas masculinas, Rosa apreciava charutos, fumava cigarros em público, usava o cabelo bem curto e ainda ousava cavalgar de atravessado, coisa que nenhuma mulher de boa família se atrevia a fazer. A grande companheira na vida de Rosa foi Nathalie Micas, amiga de infância que depois virou sua esposa. Rosa conheceu Nathalie em 1836, quando tinha 14 anos de idade e só se separaram quando Nathalie morreu, em 1889. Nathalie era uma inventora de fundo de quintal e chegou a patentear um freio para locomotivas. Mas no dia-a-dia Nathalie acabava trabalhando junto de Rosa, ajudando a pintora em sua carreira e também na manutenção do curral particular da casa de campo delas, em Fontainebleu, isso porque Rosa não podia mais manter seus modelos, as ovelhas, os cavalos e outros animais, trancafiados no sexto andar de seu apartamento em Paris. Na verdade Nathalie era a mulher por trás da grande artista. Rosa escreveu que Nathalie era sua bem-amada: "ela era minha igual em muitas coisas e até superior a mim em outras". Rosa reconhecia a importância de Nathalie para o sucesso de sua carreira de artista: "Ela me protegia da lama que era atirada em mim, impedindo que eu me sujasse". E graças à Nathalie, Rosa tornou-se uma das mais famosas pintoras francesas de todos os tempos.

Depois que Nathalie morreu, em 1889, Rosa entrou numa depressão terrível. Um dia, porém, recebeu a visita de uma jovem artista que queria pintar um retrato seu. Rosa apaixonou-se pela jovem pintora americana, chamada Anna Elizabeth Klumpke, e convidou-a para morar junto dela em Fontainebleu. Uma curiosidade: Anna era fascinada por Rosa desde pequena quando ganhou de presente uma boneca Rosa Bonheur, a pintora era tão famosa que fabricaram uma série de bonecas em sua homenagem. As duas artistas viveram juntas por 10 anos, até a morte de Rosa em 1899. E para provar que o amor é lindo e eterno, as cinzas de Rosa, Nathalie e Anna foram enterradas juntas e podem ser visitadas no cemitério ‘Pére Lachaise’, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário