domingo, 5 de junho de 2011

Sarah Churchill

Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough, nascida Sarah Jennings (29 de maio de 166018 de outubro de 1744), foi a esposa de John Churchill, 1° Duque de Marlborough e tem sido apontada como uma das mulheres mais influentes da história da Grã-Bretanha, devido à sua amizade com a Rainha Anne.

Vida

Sarah nasceu em Holywell, Hertfordshire, Inglaterra, em 1660, como filha de Richard Jennings e de sua esposa Frances Thornhurst. A relação de Sarah com a futura rainha da Inglaterra começou um pouco depois de 1673, quando ela e sua irmã Frances (depois condessa de Tyrconnel) foram encarregadas de atividades domésticas na residência real do Duque de York (depois Jaime II de Inglaterra). As irmãs Jennings tornaram-se amigas da filha caçula do duque. Anne tinha cinco anos a menos do que Sarah. Elas costumavam se chamar por nomes de bichos de estimação, sendo Sarah a Sra. Freeman e a princesa, Sra. Morley.

Com a sucessão da princesa Anne ao trono, Sarah foi designada Mistress of the Robes, Keeper of the Privy Purse e Ranger of Windsor Great Park, cargos dados, respectivamente, à responsável pelas jóias e roupas da rainha, ao conselheiro financeiro da rainha e ao guarda-florestal da propriedade real de Windsor (na qual ela e seu marido residiram em Cumberland Lodge, uma cabana). Ela exerceu uma grande influência pessoal e política sobre a rainha; contudo, a rival de Sarah (sua prima-irmã,Abigail Masham) conseguiu deteriorizar um pouco a relação. Em 1711, Sarah e seu marido pararam de prestar favores reais. A morte de Anne, em 1714, favoreceu a situação financeira dos Churchill, mas o Duque morreu em 1722, sem ter visto a construção do Palácio de Blenheim finalizada. Coube à Sarah supervisionar a construção, e ela freqüentemente discutia com o arquiteto do projeto, John Vanbrugh.

As relações com a família real continuaram. Sarah tentou obter o casamento entre sua neta Lady Diana Spencer (1710-1735) com Frederick, Príncipe de Gales, mas seus planos falharam, quando Lady Diana foi obrigada a se casar com John Russell, 4° Duque de Bedford.

Filhos

Sarah e seu marido tiveram sete filhos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário