domingo, 31 de julho de 2011

Jeanette Winterson

Nascido em 27 de agosto de 1959 é uma romancista britânico, Winterson nasceu em Manchester e cresceu em Accrington, Lancashire, por pais adotivos Constance e William JohnWinterson. Ela foi criada na Igreja Pentecostal Elim e, com a intenção de se tornar um missionário cristão pentecostal, ela começou a evangelizar e escrever sermões aos seis anos.
Aos 16 anos Winterson percebeu que ela é uma casa delésbicas e esquerda. Ela logo após participaram Accrington eRossendale College e apoiou-se em uma variedade de biscatesdurante a leitura de uma licenciatura em Inglês na Faculdade de Santa Catarina, Oxford.
carreira Depois de se mudar para Londres, seu primeiro romance, Oranges Are Not a única fruta, foi publicado quando ela tinha 24 anos. Ele ganhou o Whitbread Prize 1985 para um primeiro romance, e foi adaptado para a televisão por Winterson em 1990, que por sua vez, ganhou o prêmio BAFTA de MelhorDrama. Ela ganhou o 1987 John Llewellyn Rhys Prize para The Passion, um romance ambientado na Europa napoleônicas. Romances subseqüentes Winterson é explorar os limites da fisicalidade e da imaginação, polaridades de gênero eidentidades sexuais, e ganhou vários prêmios literários. Sua adaptação teatral de O PowerBook, em 2002, estreou no Royal National Theatre, em Londres. Ela também comprou uma casaabandonada com terraço em Spitalfields, leste de Londres, que ela remodelado para um apartamento como um pied-à-terre e uma loja no piso térreo, Verde, para vender alimentos orgânicos. Winterson foi feito um oficial da Ordem do Império Britânico(OBE) no 2006 Honras de Ano Novo. Em 2009, ela doou o Dog Days conto ao projeto da OxfamOx-Tales compreendendo quatro coleções de histórias UKescrito por 38 autores. Winterson história foi publicada na coleção de fogo. Ela também estará participando no projeto do Teatro de Bush2011 Sixty Six, onde ela escreveu uma peça baseada em um capítulo da Bíblia King James. [editar] Vida pessoal Em 2002, Winterson terminou seu relacionamento de 12 anos com a BBC radialista e acadêmica, Peggy Reynolds. Seu romance A Paixão foi inspirado por seu caso com PatKavanagh, sua agente literária .

Nenhum comentário:

Postar um comentário