terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rita Mae Brown

Escritora norte-americana, Rita Mae Brown nasceu a 28 de novembro de 1944 em Hanover, no estado da Pensilvânia. Adotada por uma prima da mãe, cresceu em Fort Lauderdale, no estado da Florida, onde em 1965 terminou o ensino secundário. Ingressou depois na Universidade da Florida, mas acabou por ser expulsa pouco tempo depois, por manter atividades políticas ligadas aos direitos humanos da população homossexual. Decidiu então ir até Nova Iorque à boleia e, matriculando-se na universidade dessa cidade, obteve um diploma em Estudos Ingleses e Clássicos em 1968, ano em que também arrebatou um certificado em Cinematografia pela Escola de Artes Visuais.

Durante a sua permanência na Universidade de Nova Iorque, Brown ajudou à fundação da Student Homophile League, entidade destinada à promoção da tolerância da homossexualidade. Pouco tempo depois juntou-se ao grupo feminista radical Red Stockings e foi também membro da Organização Nacional Para As Mulheres do seu país até 1970, altura em que decidiu abandonar a instituição em protesto contra a sua recusa em pronunciar-se sobre assuntos relativos à homossexualidade feminina. Procurou então recrutar militantes para a Radicalesbians, uma associação que, como o nome indica, agrupava lésbicas radicais.

Em 1971 publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de poemas intitulada The Hand That Craddles The Rock, a que se seguiu Rubyfruit Jungle (1973), obra que a consagrou como romancista de sucesso.

Brown doutorou-se em Estudos Ingleses e Ciências Políticas no ano de 1976 pelo Institute For Policy Studies. Ganhou uma certa reputação quando, em 1979 deu início a uma relação que duraria dois anos com a famosa tenista russa Martina Navratilova. Nunca abandonando o ativismo contra a descriminação sexual, Rita Mae Brown prosseguiu o seu esforço literário, publicando obras de sucesso como Southern Discomfort (1982), Rest In Pieces (1992) e Riding Shotgun (1996). Em 1990 deu início a uma série de romances policiais cuja coautoria atribuiu ao seu gato de estimação Sneaky Pie, e de que podem destacar Wish You Were Here (1990), Murder, She Meowed (1997) e The Tail Of The Tip-Off (2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário