segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Maria Emma Woolley

Maria Emma Woolley nasceu em 13 de julho de 1863 - 05 de setembro de 1947 tornou-se educadora e ativista pela paz americana, era defensora do sufrágio feminino.

Foi a primeira aluna do sexo feminino a estudar na Brown University , e serviu como a presidenta dia 11 de Mount Holyoke College 1900-1937.

,Início da vida e da educação

Woolley era filha de Joseph Duah Woolley e sua segunda esposa, Maria Augusta Ferris. Ela tinha o apelido de maio, e teve uma infância confortável e cresceu em Nova Inglaterra. Ela cresceu primeiro em Meriden (Connecticut), e desde 1871, em Pawtucket (Rhode Island) . Seu pai era um pastor congregacional e seus esforços para introduzir o trabalho social para a religião teve uma profunda influência sobre sua filha.Woolley participaram Providence High School e outras pequenas escolas dirigidas por mulheres antes de completar o ensino secundário em 1884 no Wheaton Seminário em Norton (Massachusetts) .

Woolley voltou lá para ensinar 1885-1891. Depois de dois meses viajando pela Europa durante o verão de 1890, foi para participar da Universidade de Oxford , mas Eliseu Benjamin Andrews , presidente da Brown University , convencido de Woolley para se tornar a primeira aluna do sexo feminino na Brown. Brown começou a frequentar no outono de 1890, enquanto ainda ensino em Wheaton.

Em 1894, graduou-se e ganhou um mestrado em 1895 por sua tese intitulada "A história do início dos Correios colonial" (o início da história dos Correios Colonial). Carreira DocenteEm 1895, Woolley começou ensinar história e literatura bíblica no Wellesley College . Ela era popular entre seus alunos e colegas e em 1896 tornou-se professora assistente.

Em 1899 ela se tornou professora. Duante seu tempo em Wellesley, fez mudanças significativas nos horários de aulas, enquanto a obtenção de experiência administrativa como chefe de seu departamento. Ela também se casou com a professora Jeannette Marcas em Wellesley, e as duas mulheres viveram juntos em uma relação lésbica de 55 anos.Em dezembro de 1899, Brown ofereceu-lhe um emprego como diretora da recém-fundada faculdade da Mulher . Simultaneamente, Mount Holyoke College ofereceu-lhe sua presidência.

Woolley aceitou a oferta de Mount Holyoke e 01 de janeiro de 1901, aos 38 anos, tornou-se uma dos presidentes mais jovens da faculdade nos Estados Unidos.

Aposentadoria e morte

Woolley se aposentou em 1937, 74 anos, e como os diretores da Mount Holyoke não estava feliz com suas atividades externas, foi escolhido como seu sucessor um homem, Roswell Cinza Ham . Isso foi muito decepcionado ao Woolley, observando que, se um homem era o presidente de uma universidade para as mulheres, a implicação era de que não houve candidato qualificado, de modo que os objetivos de preparar os estudantes para posições de responsabilidade e liderança das mulheres foram diminuídas .Após sua aposentadoria, Woolley nunca mais visitou o campus de Mount Holyoke.Woolley permaneceu defensora social ativa para sua aposentadoria, e passou muito tempo falando em conferências e reuniões. Em 30 de setembro de 1944 sofreu uma hemorragia cerebral que parcialmente paralisado. Ela passou os últimos três anos de sua vida em uma cadeira de rodas, sendo cuidada por Jeannette Marcas , até sua morte em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário